Quando o museu e o público se encontram,  novas histórias acontecem. E essa é mais uma memória para a nossa coleção de afetos.

Em 2020, o Museu das Coisas Banais lançou a chamada para a  exposição “Objetos que Aproximam: dentro de casa”, convidando o público a compartilhar fotografias e histórias de objetos que, de alguma maneira, aproximam as pessoas fisicamente separadas pelo distanciamento social. Foi nesse momento que tivemos o primeiro contato com a Mônica, professora e pesquisadora que compartilhou conosco a história de um de seus objetos mais valiosos: a carta de Khaled Sharef, menino sírio que hoje vive no Brasil. Este objeto, integrado ao nosso acervo, nos sensibilizou imensamente e proporcionou novos encontros. Conhecemos Mônica e alguns de seus alunos. Também ficamos sabendo de sua importante relação com pessoas que, por diferentes motivos, se deslocam pelo mundo. Entre elas, a família de Khaled, que, em 2016, saiu de sua casa em Damasco e escolheu São Paulo como nova morada. Como todos os imigrantes, Khaled, seus pais e seus irmãos trouxeram na mala objetos e memórias.

Foi da parceria entre o Museu das Coisas Banais e Mônica Peralli Broti que surgiu a exposição virtual “Uma coleção feita de afetos e distâncias: memória do refúgio e da migração em objetos” que reúne objetos e fatos significativos das histórias de vida de quem se desloca pelo mundo e também de brasileiros que, ao entrar em contato com refugiados e imigrantes, tiveram suas vidas transformadas.

Esta exposição, que tem a curadoria de Mônica Peralli Broti, inaugura uma nova fase do Museu das Coisas Banais, pois será uma coleção aberta, que crescerá com o tempo ao receber permanentemente objetos e histórias de pessoas refugiadas e migrantes. A coleção tem o Brasil como ponto de partida, mas visa traçar variados percursos, preservando lembranças e objetos de migrantes de todas as partes do mundo. O recolhimento dos objetos será feito a partir do dia 21/06/2021, através deste formulário

Esperamos você para a abertura da exposição e para a roda de conversa na sexta-feira, dia 21/05/2021, às 19:00. O Encontro acontecerá no Zoom, para acessar a reunião clique aqui.  A abertura também será transmitida pelo Facebook do Museu das Coisas Banais.

A visitação da exposição acontecerá no site do Museu das Coisas Banais.

Mônica Peralli Broti é Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (UPM) e doutoranda em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), pesquisa na área de Antropologia da Comunicação Social e da migração e refúgio. Solidarizou-se pelas questões das pessoas migrantes e, em 2015, começou a frequentar a ONG Oásis Solidário, associação de amparo e assistência a refugiados sírios. Lá conhece Khaled Sharef e sua família. Ao longo dos anos, a relação entre Mônica e a família de Khaled se estreita e essa forte amizade culmina na publicação do livro “Mônica e Khaled: feliz por você estar aqui”, lançado em 2021.

Salientamos que estas atividades integram a participação da Rede de Museus da UFPel na 19ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo IBRAM, que acontecerá em todo o Brasil entre os dias 17 e 23 de maio de 2021, com a temática “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Atenciosamente,

Equipe do Museu das Coisas Banais.