O Painel das Coisas Banais

A partir dos trabalhos realizados na exposição “Possíveis Realidades: Entre Objetos & Histórias no Mercado das Pulgas”, inspirado pelas dinâmicas de funcionamento do Mercado das Pulgas de Pelotas (MP) criou-se o Painel das Coisas Banais.

O Painel das Coisas Banais é uma obra artística que cria um cenário repleto  de objetos que nos transportam para outros tempos e outras e possíveis realidades. Para fazer esta relação com o formato de exposição, criou-se uma estrutura de madeira forrada com tecido azul na qual vários objetos cotidianos foram fixados por meio da colagem e da costura. Desta forma, criou-se um complexo com cerca de 200 objetos dispostos em uma superfície de 2×1,7m.

Este painel foi idealizado e desenvolvido por meio da Assemblage (ou assemblagem), técnica que consiste em reunir os mais variados materiais em uma única obra artística. O termo foi introduzido no universo das artes em 1953 pelo artista francês Jean Dubuffet (1901-1985). Transcendendo a técnica de “colagem”, a assemblage insere objetos tridimensionais no corpo artístico e quebra as barreiras entre arte e cotidiano, pois as coisas reunidas produzem um conjunto – a obra de arte – mas nem por isso perdem seu sentido original. Neste sentido, o Painel das Coisas Banais está perfeitamente adequado ao termo, visto que, apesar de trabalhar a estética do acúmulo e formar um complexo de coisas, cada objeto que compõe a obra se constitui num dispositivo único para estimular a memória de quem observa.

Sendo assim, foi  construído com o intuito de estimular a memória dos públicos, provocando reflexões acerca da relação dos sujeitos com os objetos e suscitando possíveis narrativas, possíveis realidades. Enquanto o Painel atrai o olhar e a atenção em função da visualidade do todo, cada objeto se converte num instrumento mediador carregando o sujeito para as suas próprias vivências, para seus próprios objetos. A expressão “Eu tive um desses!” vem acompanhada de lembranças e de histórias que muitas vezes falam mais sobre a pessoa do que sobre o objeto em questão.

Por isso, o Painel das Coisas Banais  primeiramente pensado para uma atividade específica, passou a integrar as atividades do MCB desde a supracitada exposição, sendo a contrapartida no mundo físico referente ao trabalho que o projeto vem realizando atualmente no ciberespaço. Sendo utilizado na Primavera dos Museus em setembro de 2017, em ação vinculada PREC-UFPel, Mix Bazar Universitário, através do qual o PCB foi um elemento provocador para a reflexão e compartilhamento de narrativas por meio da captura de vídeos. Ainda, o mesmo foi utilizado em outros momentos, como a acolhida dos ingressantes do Curso de Bacharelado em Museologia da UFPel em março de 2018, e em ação promovida pela Rede de Museus da UFPel na Semana dos Museus em maio do mesmo ano. Posteriormente uma adaptação deste passou a ser utilizada em outras ações.