Autores: Joana Schneider; Caio Nogueira Ghirardello; Danilo Amparo Rangel; Juliane Conceição Primon Serres; Greice Avila Marques; Nara Regina Farias Avila.

Ano: 2018.

Resumo: Neste trabalho é apresentado um fragmento do processo de reformulação do site do Museu das Coisas Banais. A requalificação do site foi impulsionada pelas necessidades verificadas em ampla análise desenvolvida a partir do acervo e pela análise das atividades do site e da interação do público com as redes sociais do Museu. A análise evidenciou algumas carências do projeto, principalmente no que se refere ao conteúdo do acervo, ou seja, as narrativas enviadas pelos proponentes. Neste sentido, o desenvolvimento do novo site partiu da reformulação do formulário de compartilhamento que é a ferramenta pela qual os visitantes são instigados a deixar as fotos de seus objetos de valor afetivo e seus relatos explicando por que este objeto é especial. No formulário, além da adoção do conceito de objeto Biográfico, foram pensadas categorias para classificar o acervo fugindo das categorizações comumente utilizadas no campo da museologia. Aqui será abordada a categorização afetiva do acervo no formulário de compartilhamento de objeto biográfico do site do Museu das Coisas Banais.

Visualizar todo o documento: Museu das Coisas Banais – Compartilhamento de Objetos Biográficos e categorização afetiva do acervo