Nas próximas sextas-feiras, dias 4, 11 e 18 de junho, acontecerão as ações educativas relacionadas à exposição virtual “Uma coleção feita de afetos e distâncias: memória do refúgio e da migração em objetos”, inaugurada no dia 21 de maio, durante a 19ª Semana Nacional de Museus. 

A abertura aconteceu em uma roda de conversa muito afetuosa e descontraída e contou com a participação da equipe do Museu das Coisas Banais, da curadora convidada Mônica Broti e de algumas pessoas que enviaram seus objetos e histórias para a exposição. A gravação do encontro está disponível aqui

As ações educativas abordam questões que, ao longo da organização da exposição, se mostraram muito caras para a vida das pessoas que migram, tais  como: o aprendizado de uma nova língua; os diferentes fazeres que, por vezes, se tornam novas profissões e proporcionam recomeços; as lembranças, materiais e imateriais, que são trazidas dos diversos países de origem. Assim sendo, as ações educativas visam gerar reflexão sobre essas questões e criar espaços de troca de experiências de vida, de memórias e, sobretudo, troca de afetos. Pois os afetos diminuem distâncias. 

A ação “Bonecas de pano: costurando memórias”, acontecerá no dia 04/06/2021, às 19h, e aborda a memória presente nos fazeres manuais, especialmente na prática de produzir bonecas de pano. Assim, traz o trabalho da bonequeira guianense Renée Ross Londja, que vive no Brasil desde 2011 e viu na arte de fazer bonecas de pano uma nova forma de sobrevivência. Joana Schneider e Nara Farias Ávila, integrantes da equipe do Museu das Coisas Banais, também participarão da conversa. 

A ação “Literatura e deslocamento: palavras que encurtam distâncias”, acontecerá no dia 11/06/2021, às 19h, abordando a língua portuguesa e a literatura como forma de aproximação. Participarão da conversa Sílvio Antônio de Oliveira Júnior, professor de língua portuguesa e literatura; Vanessa Doumid Damasceno, coordenadora do Programa português para estrangeiros da UFPEL; Susana Ventura, autora do livro “Um lençol de infinitos fios”; Mônica Broti, curadora da exposição, e Khaled Sharef, menino sírio que vive no Brasil desde 2016, ambos autores do livro “Mônica & Khaled – Feliz por você estar aqui”.

A ação “O que trouxeram na mala? Objeto, memória e migração” encerra este ciclo de atividades no dia 18/06/2021, às 19h, e tem como tema os objetos que acompanham seus donos nos deslocamentos. Para este último encontro, estão convidadas todas as pessoas migrantes que participam da exposição, como Adama Konate (Mali), Khaled Sharef (Síria), Amin Sharef (Síria), Renée Ross Londja (Guiana), Samired Belandria Bela (Venezuela), Samir Isabier Zapata Belandria (Venezuela), Marie Rose-laure Jeanty (Haiti). 

Os encontros serão realizados na plataforma Zoom. Os links das salas estão disponíveis aqui.

Esperamos vocês para nossos encontros! 

Um beijo.

Mônica Broti e equipe do Museu das Coisas Banais