Em 2017, o Museu das Coisas Banais, em parceria com o Cine UFPel, realizou  o Ciclo de Cinema “Cine Coisa: objetos cotidianos como protagonistas”. No ciclo, foram exibidos quatro filmes que tratam da temática dos objetos cotidianos e das  narrativas que os mesmos suscitam.

No dia 31/10/2017 foi exibido do filme O cheiro do ralo.

Sinopse: O proprietário de uma loja de penhores usa sua ganância para se sustentar e fazer certos jogos perversos. Mas tudo muda quando ele conhece uma garçonete e começa a perder o controle de sua vida equilibrada.

No dia 07/11/2017 foi exibido o filme Uma vida Iluminada.

Sinopse: Um jovem judeu, colecionador de objetos de família, viaja à Ucrânia para saber mais sobre a vida do avô. Acompanhado de um excêntrico ucraniano, ele se aventura pelo interior do país em busca de informações que esclareçam o que aconteceu ao avô durante a Segunda Guerra.

No dia 14/11/2017 foi exibido o filme Reflexões de um liquidificador.

Sinopse: Um filosófico liquidificador nos conta de sua amizade com Elvira, uma dona de casa que passa por um momento agitado em sua vida: seu marido Onofre desapareceu. Em meio a reflexões sobre a vida e as diferenças entre os objetos e os seres humanos, o liquidificador nos conta como tudo começou.

No dia 21/11/2017 foi exibido o filme Trem noturno para Lisboa.

Sinopse: Um professor suíço, salva uma mulher que se preparava para pular de uma ponte em Berna, na Suíça. Repentinamente, a mulher desaparece, deixando seu casaco para trás. No bolso de sua roupa esquecida, ele encontra um livro e um bilhete de trem para Lisboa. Instigado pelos objetos encontrados, ele sai de sua rotina e embarca em uma emocionante aventura.