Narrativa
1-As experiências estão relacionadas às brincadeiras dos festejos juninos no Maranhão, onde realizamos o auto do bumba meu boi; 2-Tratase da representação do Boi, onde a "capoeira" é recoberta com o "couro" bordado com. miçangas, canutilhos e paetês. Quando o boi está em cena, dança ao som as toadas e instrumentos percussivos, pois em baixo dele, há um dançarino chamado de "miolo". Ao lado do boi, um boneco representando o Caboclo de Pena, um dos personagens que compõem o boi do Sotaque Matraca ou Ilha; 3-Estes objetos fazem parte do acervo da Cia. Beto Bittencourt, com mais de 250 bonecos, com os quais estou convivendo durante o isolamento, construindo também outros 40 bonecos, pois a Cia. é sediada em minha residência; 4-Neste isolamento que já dura quatro meses, as memórias dos festejos juninos que não puderam acontecer neste ano, são representadas pelos bonecos, elementos do Bumba-meu-boi e outras brincadeiras desta época, divulgados nas redes sociais; 5-O objeto é importante porque faz parte da cultura de raiz dos maranhenses, cujo Complexo do Bumba-meu-boi é Patrimônio Cultural imaterial da humanidade. 6-Essa história deve ser lembrada e demonstrada, por se tratar de aspectos culturais essencialmente dos nossos ancestrais indígenas e africanos. Vale ressaltar a grande diversidade cultural do estado do Maranhão, pois que somente o Bumba meu- boi, possui mais de duzentos grupos, subdivididos nos sotaques Zabumba, Costa de mão, Baixada, Orquestra e Matraca, cada qual com suas peculiaridades em indumentária, ritmo, instrumentos, etc. Além destes, têm os grupos de Boi alternativo, com a liberdade de executar todos os sotaques, produzir seu próprio espetáculo e show. Por tudo isto, essa história deve ser sempre lembrada. Conjunto composto por representações de festas juninas no Maranhão.